SOBRE O CONCEITO DE E-FORMADOR / FORMADOR MAIS DIGITAL
Sobre formação à distância (e-Formação):
Este tipo de formação visa responder às necessidades atuais, promovendo o e-learning como uma alternativa eficaz à formação presencial. Esta modalidade adapta-se melhor aos ritmos de vida contemporâneos, oferecendo maior flexibilidade aos participantes.
Além disso, a e-Formação procura preparar os intervenientes para as novas exigências profissionais, nomeadamente no desenvolvimento de competências tecnológicas e alinhamento com a agenda digital. Estas competências são essenciais face às mudanças aceleradas no mundo do trabalho, da qualificação e do emprego.
A transformação digital está a modificar profundamente o perfil profissional dos adultos, prevendo-se alterações significativas no mercado de trabalho a curto e médio prazo. Estudos indicam que 702 profissões poderão extinguir-se a curto prazo, colocando 47% do emprego atual em elevado risco de desaparecer ou ser transformado, ao mesmo tempo que novas profissões irão surgir.
Neste contexto, o investimento contínuo e consistente em formação é crucial para acompanhar a evolução global impulsionada pelo crescimento das tecnologias emergentes.
Sobre a importância do e-Formador / Formador Mais digital:
Além das qualificações técnicas, académicas e profissionais, o e-Formador / Formador Mais Digital deve possuir o Certificado de Competências Pedagógicas de Especialização (CCPE), emitido pela DGERT e SIGO, garantindo a compatibilidade com o referencial de competências para esta função. Adicionalmente, deve seguir as orientações conceptuais estabelecidas pelo Quadro Europeu de Qualificações (QEQ) e pelo Quadro Nacional de Qualificações (QNQ).
O Formador Mais Digital é, acima de tudo, um agente de mudança, com um papel fundamental na capacitação de cidadãos e profissionais, preparando-os para agir com competência em contextos de intervenção cada vez mais complexos, incertos e sujeitos a mudanças rápidas e imprevistas.
Por último, um e-Formador, além da sua especialização científica, também é capacitado para: desenho e planeamento de projetos formativos; dinamização e gestão do relacionamento online; design e criação de conteúdos e/ou utilização e adaptação de recursos existentes; planeamento e realização da avaliação das aprendizagens realizadas em contexto online.