Datacenter com dois programadores a operar em terminais

Está a decorrer o prazo de submissão de candidaturas ao concurso para a atribuição de até 10 bolsas de doutoramento duais no âmbito do Programa Carnegie Mellon Portugal (CMU Portugal), uma iniciativa financiada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).

Estas bolsas destinam-se ao ano letivo de 2026/2027 e abrangem áreas científicas de excelência nas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Para apoiar os candidatos, será realizada uma sessão de esclarecimento no dia 14 de outubro, às 16h00 (hora de Portugal Continental) e 11h00 (hora de Pittsburgh, nos EUA, onde se situa a Universidade Carnegie Mellon). Durante esta sessão serão abordadas todas as dúvidas sobre o processo de candidatura e os programas disponíveis. A participação na sessão informativa é gratuita, requer inscrição e todas as informações estão disponíveis nesta página.

Áreas científicas e prazos de candidatura do concurso:

Candidaturas: até 1 de dezembro (23h59 EST)

Candidaturas: até 10 de dezembro (15h00 EST)

Candidaturas: até 15 de dezembro (23h59 EST)

Os candidatos selecionados terão a oportunidade de desenvolver investigação avançada em colaboração entre Portugal e nos Estados Unidos, beneficiando de uma formação conjunta em duas instituições de referência. O percurso académico inclui até dois anos na Carnegie Mellon University (CMU) e até três anos numa universidade portuguesa afiliada ao Programa CMU Portugal.

Após a conclusão com sucesso do programa, os estudantes receberão dois graus de doutoramento: um atribuído pela CMU e outro pela universidade portuguesa correspondente.

Todos os detalhes sobre a iniciativa dos Programas de Doutoramento Duais do Programa CMU Portugal podem ser consultados na página do programa ou obtidos através do contacto por email: apply@cmuportugal.org.

Publicado em 3 Outubro 2025



Source link


A Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) irá realizar uma sessão informativa dedicada ao concurso Marie Skłodowska-Curie Actions (MSCA) Choose Europe for Science 2025, que se encontra aberto até 3 de dezembro de 2025. Esta sessão decorrerá exclusivamente online no dia 10 de outubro a partir das 10h00, com a duração de meia hora, sendo obrigatório o registo prévio para participar.

As ações Choose Europe for Science procuram combater a precariedade das carreiras de investigação e tornar a Europa mais atrativa para os investigadores. O programa está dividido em duas fases:

  • 1.ª Fase (com uma duração de 24 ou 36 meses): a remuneração dos investigadores contratados é totalmente financiada pela união Europeia;
  • 2.ª Fase (com duração obrigatória de 24 meses): a instituição beneficiária ficará responsável por todos os custos e por definir a remuneração dos investigadores, que deverá ser competitiva a nível nacional. O objetivo desta segunda fase é contribuir para a empregabilidade e perspetivas de carreira a longo prazo dos investigadores após o período do projeto.

Esta é uma ação mono-beneficiário, ou seja, as candidaturas são apresentadas apenas por uma instituição, que deverá propor e recrutar um mínimo de três investigadores doutorados. Os investigadores, que serão posteriormente recrutados pelas instituições vencedoras, têm de cumprir uma regra de mobilidade, ou seja, não podem ter residido, nem ter tido a sua atividade principal no país da instituição de acolhimento, por mais de 12 meses nos três anos anteriores à data de fecho do concurso. Para além disso, não podem ter um vínculo de emprego permanente na organização que os acolhe.

A FCT é responsável pela promoção das Ações Marie Skłodowska-Curie em Portugal, realizando regularmente sessões informativas e workshops de escrita de propostas. É também responsável pela representação de Portugal no Comité de Configuração do Programa das Ações Marie Skłodowska-Curie, junto da União Europeia.

Publicado em 3 Outubro 2025



Source link