Dialogos UE-Angola

A Ação de diálogo “Instituições de Investigação & Desenvolvimento sustentáveis e atrativas” na área da Ciência e Tecnologia, é coordenada pela Fundação para Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNDECIT), de Angola, e pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), e tem por objetivo contribuir para a eficácia do diálogo entre a UE e Angola e sua valorização, através da implementação e da melhoria contínua dos processos de avaliação das instituições de I&D.

A reunião de kick-off desta Ação decorreu on-line no dia 16 de setembro, estando prevista a realização, em 2025 e 2026, de três workshops em Lisboa e Luanda, bem como visitas a instituições de I&D portuguesas e angolanas, destinadas a promover a construção de instituições mais sustentáveis e atrativas.

Esta Ação é apoiada pelo Programa Diálogos UE-Angola, financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento, e integra-se no conjunto de 10 propostas aprovadas no âmbito do 4.º Convite à Apresentação de Propostas do referido Programa.

A cerimónia de assinatura dos Acordos de Implementação realizou-se em Luanda no dia 8 de julho de 2025. As 10 propostas aprovadas, de um total de 40 candidaturas elegíveis, abrangem várias áreas prioritárias identificadas no acordo Caminho Conjunto Angola-União Europeia estabelecido em 2012, incluindo temas relacionados com a promoção e desenvolvimento do Corredor do Lobito.

Publicado em 18 Setembro 2025



Source link


Lupa sob multidão

No próximo dia 02 de outubro às 11h00 (CET) a Fundação “la Caixa” irá promover uma sessão de informação online sobre o Concurso Social Research 2026. As inscrições para esta sessão informativa já estão disponíveis.

Este Concurso, cujo período de candidaturas irá decorrer de 07 a 22 de janeiro de 2026, visa impulsionar projetos inovadores que respondam a desafios sociais atuais, promovendo o conhecimento científico e a sua aplicação prática em prol do bem-estar das comunidades. Serão apoiadas as candidaturas selecionadas, lideradas por investigadores individuais de qualquer nacionalidade que exerçam a sua atividade de investigação numa organização sem fins lucrativos – universidades públicas ou privadas ou centros de investigação com sede em Portugal ou Espanha.

A Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) associa-se às edições anuais dos Concursos do Programa de Investigação Social desde 2020, ao abrigo do Acordo celebrado com a Fundação ”la Caixa”, que prevê a mobilização de apoios para o financiamento de projetos liderados por investigadores de instituições de investigação com sede em Portugal. A colaboração com a FCT já permitiu financiar um total de 32 projetos liderados por instituições portuguesas, num investimento conjunto global de mais de 3,3 milhões de euros, dos quais 900 mil euros são provenientes da FCT.

Para mais informação sobre o Concurso Social Research 2026, consulte a página da Fundação “la Caixa”.

Publicado em 18 Setembro 2025



Source link