Uma equipa da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) participou nos dias 18 e 19 de setembro em Mamaia, na Roménia, no workshopFutures of R&I Foresight”, juntando-se a especialistas, decisores políticos e a outras organizações de toda a Europa para cocriar uma visão comum sobre o futuro da prospetiva em Investigação e Inovação (I&I). Esta iniciativa integra o projeto europeu “Eye of Europe”, do qual a FCT faz parte, e visa consolidar e capacitar a comunidade europeia de prospetiva, promovendo práticas inovadoras e colaborativas.

O projeto “Eye of Europe” conta com a participação de 17 organizações de 14 países e tem como objetivo principal capacitar e consolidar a comunidade de prospetiva EU. Para além do desenvolvimento da plataforma Futures4Europe – The online home of the European foresight community, que pretende ser um espaço de discussão e partilha para a comunidade de prospetiva EU, o projeto pretende ainda promover o diálogo entre organizações com práticas de prospetiva, troca de boas práticas (incluindo o desenvolvimento de projetos piloto em setores específicos) e a promoção da “literacia de futuros” – produzindo para tal revisões de metodologias, conteúdos de formação, eventos, bem como a construção de uma visão para as práticas e consolidação da comunidade de prospetiva EU.

Publicado em 26 Setembro 2025



Source link


Fotografia do arquivo de ciência e tecnologia da FCT e da Biblioteca da FCT

A Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) aprovou um novo Regulamento de Acesso ao seu serviço de Arquivo e Biblioteca, com o objetivo de consolidar e atualizar as normas de consulta, acesso e reprodução de documentos e recursos bibliográficos. O Regulamento (extrato) n.º 1079/2025 foi publicado no Diário da República a 19 de setembro de 2025 e entrou em vigor no dia seguinte à sua publicação.

Este regulamento reflete o compromisso da FCT com a preservação e divulgação do património científico e tecnológico nacional, assegurando o acesso a um vasto acervo documental e bibliográfico. O Arquivo de Ciência e Tecnologia (ACT) da FCT reúne documentos históricos e contemporâneos relacionados com a ciência e a tecnologia em Portugal, enquanto a Biblioteca disponibiliza recursos especializados em áreas como a gestão e política de ciência, história institucional e história da ciência.

Entre as principais novidades, destacam-se as regras claras para o acesso e consulta de documentos, que podem ser realizados presencialmente mediante marcação prévia, nas instalações da FCT, Av. D. Carlos I, n.º 126, em Lisboa. O regulamento também define normas para a reprodução de documentos, empréstimos domiciliários e reutilização de informação, garantindo o cumprimento das disposições legais em matéria de proteção de dados, direitos de autor e reutilização de documentos administrativos.

O atendimento ao público será assegurado por técnicos especializados e os utilizadores deverão cumprir regras específicas de conduta e manuseamento dos documentos, de forma a preservar a integridade do acervo. A FCT disponibiliza ainda outros serviços adicionais, como a digitalização de documentos e apoio à pesquisa documental e bibliográfica.

Para mais informações sobre o regulamento e os procedimentos de acesso, os interessados podem consultar a página do ACT ou contactar diretamente o serviço através do endereço eletrónico arquivo@fct.pt.

Publicado em 26 Setembro 2025



Source link


Research innovation

Está a decorrer, até às 14h00 (CET) do dia 19 de novembro de 2025, o prazo para a apresentação de candidaturas à edição de 2026 do Concurso CaixaResearch de Investigação em Saúde. Este Concurso faz parte de um Programa da Fundação “la Caixa” ao qual a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) se associou, ao abrigo da parceria existente, e através da qual se compromete a igualar o investimento que a Fundação “la Caixa” destine a projetos de investigação selecionados em Portugal.

Para os interessados, está agendada para dia 8 de outubro de 2025, às 11h00 (CET), uma sessão informativa sobre este concurso, que decorrerá on-line com registo obrigatório.

O concurso insere-se no âmbito da Iniciativa Ibérica de Investigação e Inovação Biomédica – i4b, para o apoio a projetos de investigação em biomedicina e saúde, identificando e promovendo as iniciativas de excelência científica com potencial e impacto na sociedade, através do financiamento de projetos individuais ou em consórcio nas seguintes áreas temáticas: neurociências, oncologia, doenças cardiovasculares e doenças metabólicas associadas, doenças infeciosas, e tecnologias facilitadoras nas áreas temáticas anteriores.

Os projetos terão um período máximo de execução de três anos. As candidaturas podem ser apresentadas sob a forma de: Projetos individuais, apresentados por uma única organização de investigação, podendo solicitar apoio financeiro até 500.000 €; ou projetos em consórcio, apresentados por um mínimo de duas e um máximo de cinco organizações de investigação, podendo solicitar apoio financeiro até 1.000.000 €. Para mais informações, consulte a página do concurso.

Desde 2018, já foram apoiados 234 projetos no Concurso CaixaResearch de Investigação em Saúde, com um investimento total de 172,3 milhões de euros. Destes, 72 projetos foram liderados por instituições portuguesas, representando um apoio de cerca de 50 milhões de euros, dos quais a FCT suportou 16,3 milhões de euros. A FCT apoiou ainda a participação de instituições portuguesas em nove projetos liderados por instituições espanholas, com um investimento de 2 milhões de euros.

Publicado em 22 Setembro 2025



Source link


Dialogos UE-Angola

A Ação de diálogo “Instituições de Investigação & Desenvolvimento sustentáveis e atrativas” na área da Ciência e Tecnologia, é coordenada pela Fundação para Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNDECIT), de Angola, e pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), e tem por objetivo contribuir para a eficácia do diálogo entre a UE e Angola e sua valorização, através da implementação e da melhoria contínua dos processos de avaliação das instituições de I&D.

A reunião de kick-off desta Ação decorreu on-line no dia 16 de setembro, estando prevista a realização, em 2025 e 2026, de três workshops em Lisboa e Luanda, bem como visitas a instituições de I&D portuguesas e angolanas, destinadas a promover a construção de instituições mais sustentáveis e atrativas.

Esta Ação é apoiada pelo Programa Diálogos UE-Angola, financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento, e integra-se no conjunto de 10 propostas aprovadas no âmbito do 4.º Convite à Apresentação de Propostas do referido Programa.

A cerimónia de assinatura dos Acordos de Implementação realizou-se em Luanda no dia 8 de julho de 2025. As 10 propostas aprovadas, de um total de 40 candidaturas elegíveis, abrangem várias áreas prioritárias identificadas no acordo Caminho Conjunto Angola-União Europeia estabelecido em 2012, incluindo temas relacionados com a promoção e desenvolvimento do Corredor do Lobito.

Publicado em 18 Setembro 2025



Source link


Lupa sob multidão

No próximo dia 02 de outubro às 11h00 (CET) a Fundação “la Caixa” irá promover uma sessão de informação online sobre o Concurso Social Research 2026. As inscrições para esta sessão informativa já estão disponíveis.

Este Concurso, cujo período de candidaturas irá decorrer de 07 a 22 de janeiro de 2026, visa impulsionar projetos inovadores que respondam a desafios sociais atuais, promovendo o conhecimento científico e a sua aplicação prática em prol do bem-estar das comunidades. Serão apoiadas as candidaturas selecionadas, lideradas por investigadores individuais de qualquer nacionalidade que exerçam a sua atividade de investigação numa organização sem fins lucrativos – universidades públicas ou privadas ou centros de investigação com sede em Portugal ou Espanha.

A Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) associa-se às edições anuais dos Concursos do Programa de Investigação Social desde 2020, ao abrigo do Acordo celebrado com a Fundação ”la Caixa”, que prevê a mobilização de apoios para o financiamento de projetos liderados por investigadores de instituições de investigação com sede em Portugal. A colaboração com a FCT já permitiu financiar um total de 32 projetos liderados por instituições portuguesas, num investimento conjunto global de mais de 3,3 milhões de euros, dos quais 900 mil euros são provenientes da FCT.

Para mais informação sobre o Concurso Social Research 2026, consulte a página da Fundação “la Caixa”.

Publicado em 18 Setembro 2025



Source link


Imagem alusiva à parceria Water4All - Water & Health

A Parceria Europeia cofinanciada Water4All – Water Security for the Planet, que conta com a participação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) como entidade financiadora nacional, lança o 4.º Concurso Transnacional Conjunto para financiamento de projetos transnacionais de investigação e inovação, sob o tema “Water and Health”.

Este concurso envolve 31 agências de financiamento europeias e internacionais e visa apoiar projetos que abordem os desafios críticos na interligação entre água e saúde humana, incluindo:

  • contaminantes na água e riscos para a saúde: ocorrência, comportamento, interações e vulnerabilidades;
  • ferramentas e tecnologias inovadoras para monitorização da qualidade da água e da exposição humana;
  • tecnologias de tratamento de água e mitigação da exposição;
  • modelos de governação, inovação socioeconómica e integração de políticas relacionadas com água e saúde.

Os projetos deverão contribuir para a implementação de políticas e estratégias de gestão da água baseadas em evidência, alinhadas com o Pacto Ecológico Europeu, o Plano de Ação para a Poluição Zero, a Diretiva Quadro da Água, o Mecanismo de Transição Justa, a Estratégia de Resiliência da Água e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

As pré-propostas poderão ser submetidas até às 14h00 (hora de Portugal Continental) do dia 13 de novembro de 2025. Poderá consultar mais informação sobre este concurso aqui.

Para mais informação sobre as candidaturas das entidades nacionais, consulte a página da FCT dedicada ao concurso.

O Secretariado do Concurso organiza uma sessão informativa no próximo dia 25 de setembro de 2025, entre as 12h30 e as 14h30 (hora de Portugal Continental). As inscrições devem ser feitas através do website da ANR.

A Water4All – Water Security for the Planet é cofinanciada no âmbito do Programa-Quadro Horizonte Europa e visa congregar esforços, mobilizar recursos e reforçar a liderança e competitividade europeia na investigação e inovação no domínio da água. Esta parceria reúne 90 parceiros de 33 países, da União Europeia e não só, e inclui a Comissão Europeia. Portugal é representado pela FCT, a LIS-Water – Lisbon International Centre For Water, o LNEC – Laboratório Nacional de Engenharia Civil e a Universidade de Évora.

Publicado em 16 Setembro 2025



Source link


Imagem alusiva à 6.ª edição do Concurso de Projetos de Computação Avançada

A Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) abriu as candidaturas à 6.ª edição do Concurso de Projetos de Computação Avançada para todas as tipologias de acesso. O prazo para apresentação de projetos termina dia 10 de novembro, até às 17 horas de Lisboa. Este é primeiro lote de candidaturas, estando previstos mais quatro lotes, em fases posteriores.

Este concurso tem como objetivo promover o acesso da comunidade científica e de inovação em Portugal a recursos de computação avançada de elevado desempenho, contribuindo para acelerar projetos em múltiplas áreas científicas e tecnológicas. Os recursos disponibilizados abrangem supercomputadores nacionais e europeus, incluindo o Deucalion e o MareNostrum 5, infraestruturas que integram a rede EuroHPC e que são financiadas pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Tipologias de acesso:

À semelhança das edições anteriores, o concurso pretende ampliar e democratizar o acesso a recursos de computação de ponta, apoiando desde equipas emergentes até projetos de larga escala. Esta edição mantém a aposta na diversidade de acessos, reforçando a integração de Portugal na rede europeia de supercomputação e promovendo a utilização eficiente das infraestruturas disponíveis.

Para apoiar os potenciais candidatos, está agendada uma sessão informativa online, no dia 10 de outubro, às 12h00, já com inscrições abertas. Na sessão serão apresentados os detalhes do concurso e esclarecidas dúvidas sobre o processo de candidatura.

Posteriormente, nos dias 22 e 23 de outubro, realiza-se o 5.º Encontro de Computação Avançada, na Universidade de Aveiro, no edifício da Reitoria. O evento, centrado na temática da computação avançada, reúne investigadores, especialistas, empresas e representantes de instituições nacionais e internacionais. Neste encontro será também possível conhecer melhor e esclarecer dúvidas sobre estes concursos de computação avançada da FCT. Para mais informações e registo, consulte a página do Encontro.

Toda a informação sobre prazos, regulamento e documentos de apoio relacionados com os Concursos de Projetos de Computação Avançada, também está disponível na página dedicada ao concurso no site da FCT.

Barra de Financiamento PRR

Publicado em 12 Setembro 2025



Source link


Webinar ForestWISE

O webinar “Percurso para o impacto: Benefícios da investigação científica para a gestão dos fogos rurais”, organizado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e pelo CoLAB ForestWISE, realiza-se no próximo dia 18 de setembro (15h00-17h00). Estão disponíveis as inscrições para participar neste evento, que tem como ponto de partida a apresentação do Relatório “Programa Mobilizador de I&D para a Prevenção e Combate de Incêndios Florestais – percurso para o impacto” e que irá promover o debate entre representantes da academia, entidades públicas e privadas e outros membros da sociedade civil.

Consulte o programa completo deste webinar, que incluirá uma mesa-redonda, com moderação a cargo de José Manuel Mendonça, Diretor do INESC TEC e Professor Emérito da Universidade do Porto, e que conta também com a participação de representantes do Comando Nacional de Emergência e Proteção Civil, da Altri Florestal, da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa e da Associação Zero.

O Relatório “Programa Mobilizador de I&D para a Prevenção e Combate de Incêndios Florestais – percurso para o impacto” dá a conhecer a análise dos resultados produzidos e a avaliação de impacto, dos projetos de investigação desenvolvidos no âmbito do Programa de I&D para a prevenção e combate de incêndios florestais, promovido pela FCT entre 2017 e 2019. Este programa surgiu na sequência dos grandes incêndios de 2017 e teve como missão o reforço do desenvolvimento de atividades de I&D destinadas a garantir a apropriação e incorporação de conhecimento científico no apoio à decisão em sistemas operacionais. Através deste concurso, a FCT financiou 56 projetos de investigação científica e desenvolvimento tecnológico no âmbito da prevenção e combate de incêndios florestais, num investimento de cerca de 15 milhões de euros.

Publicado em 11 Setembro 2025



Source link


Fotografia do Jupiter: o maior supercomputador europeu

O primeiro supercomputador da Europa a alcançar a classe Exascale, Jupiter, foi inaugurado no dia 5 de setembro, numa cerimónia realizada em Julich, Alemanha.

Capaz de realizar mais de um quintilhão de operações por segundo, o recurso estabelece um novo patamar para a capacidade computacional do continente europeu. Segundo a lista TOP500 de junho de 2025, a referência mundial no ranking de supercomputadores, o Jupiter já ocupa a quarta posição global e a primeira a nível europeu.

O Jupiter Booster, a partição acelerada do supercomputador, é também já identificada como a mais poderosa a nível global, segundo a mesma lista. Por outro lado, entre os cinco supercomputadores mais potentes do mundo, o Jupiter destaca-se como o mais eficiente a nível energético.

O recém-inaugurado supercomputador, à semelhança de outros como o Deucalion e do Mare Nostrum 5, financiados pelo Plano nacional de Recuperação e Resiliência, foi projetado para impulsionar avanços em áreas-chave como inteligência artificial, biotecnologia e alterações climáticas. Investigadores, engenheiros e empresários de toda a Europa — incluindo portugueses — poderão candidatar-se a tempo de computação através dos concursos públicos abertos pela iniciativa EuroHPC Joint Undertaking (JU), disponíveis no seu portal oficial. Em Portugal, o EuroCC Portugal apoia equipas interessadas na preparação de propostas e no acesso a esta infraestrutura de classe mundial.

Este recurso faz parte de um esforço europeu conjunto, coordenado pela EuroHPC JU, e foi desenvolvido com apoio financeiro da União Europeia, do Governo da Alemanha e do estado da Renânia do Norte-Vestfália.

Publicado em 10 Setembro 2025



Source link


Imagem alusiva ao ciclo de sessões "Arquivos do Saber - Ciência, História e Memória"

Estão abertas as inscrições para a 4.ª Sessão do Ciclo “Arquivos do Saber: Ciência, História e Memória”. A iniciativa terá lugar no dia 17 de setembro, a partir das 14h30, nas instalações da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), na Av. D. Carlos I, 126, em Lisboa.

A abertura da sessão contará com as intervenções de Maria Paula Diogo, vogal do Conselho Diretivo da FCT e Paula Meireles, coordenadora do Arquivo de Ciência e Tecnologia. A oradora convidada será Ana Isabel Simões, do Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia (CIUHCT-FCUL), que apresentará, em parceria com Maria Paula Diogo, a comunicação “Soft power em ação: cartoons, diplomacia tecnocientífica e o ultimatum inglês”. A moderação da sessão estará a cargo de Maria de Fátima Nunes, do Instituto de História Contemporânea (Polo da Universidade de Évora) e do Laboratório Associado IN2PAST. Consulte o programa detalhado do evento e inscreva-se gratuitamente aqui.

O ciclo “Arquivos do Saber: Ciência, História e Memória”, organizado pela FCT, é composto por cinco sessões e tem como objetivo divulgar o acervo documental do seu Arquivo de Ciência e Tecnologia, bem como outros relevantes para a história e memória da Ciência e da Tecnologia em Portugal. As sessões são de curta duração e decorrem num ambiente informal e de partilha. A 5.ª e última sessão será realizada no dia 19 de novembro, e o programa e as inscrições serão disponibilizados atempadamente nesta página.

O Arquivo de Ciência e Tecnologia (ACT) é único na história da atividade científica em Portugal, com a função de preservar e gerir a memória documental da produção científica nacional, traduzida em milhares de processos de apoio a bolsas, instituições e projetos de investigação. Aberto ao público desde 16 de dezembro de 2011, possui um significativo acervo documental que inclui, para além do próprio arquivo da FCT a partir de 1997, o espólio da Junta Nacional de Investigação Científica e Tecnológica (JNICT), de 1967 a 1997, e de outros organismos públicos e privados, essencialmente na área das políticas e financiamento da ciência em Portugal.

Publicado em 9 Setembro 2025



Source link