A Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) divulgou, no dia 06 de agosto, os resultados provisórios do Concurso de Projetos de Investigação de caráter Exploratório em todos os domínios científicos 2024, que representa um investimento de cerca de 24 milhões de euros, suportado por fundos nacionais através do orçamento da FCT, constituindo um reforço de 20% face a concursos anteriores.

Nesta edição, serão apoiados 400 projetos de investigação de caráter exploratório (PEX), com duração de 18 meses e um valor máximo de financiamento atualizado para 60 mil euros por projeto, um acréscimo de mais de 10 mil euros face aos concursos anteriores, sem redução do número total de projetos apoiados.

A taxa de sucesso provisória do concurso situa‑se nos 16% em relação ao número de candidaturas admitidas. Os projetos recomendados para financiamento distribuem‑se por vários domínios científicos: Ciências Médicas e da Saúde (24,4%), Engenharia e Tecnologias (19,5%), Ciências Naturais (16%), Ciências Sociais (15,8%), Ciências Exatas (12%), Ciências Agrárias (8,2%) e Humanidades (6,5%).

A maioria dos projetos é liderada por investigadoras (cerca de 57%). Do total de investigadores / investigadoras, 13,5% são estrangeiros/as, de 17 nacionalidades, que trabalham em centros de investigação sediados em Portugal, sendo responsáveis pela coordenação de 54 projetos selecionados.

Esta edição dá continuidade às inovações introduzidas no concurso anterior, sendo a segunda a aplicar o modelo de financiamento por montantes fixos. Com este modelo, o financiamento deixa de estar dependente da apresentação de despesas e passa a basear-se na avaliação dos entregáveis científicos definidos na candidatura, simplificando significativamente os processos administrativos e reforçando o foco nos resultados científicos alcançados. Mantém‑se igualmente o sistema de CV narrativo, que promove uma avaliação mais qualitativa e abrangente dos percursos académicos e profissionais dos investigadores.

Os projetos financiados podem também beneficiar de tempo de cálculo nos supercomputadores Deucalion e MareNostrum 5), sem necessidade de avaliação científica adicional ou redução do financiamento atribuído.

As candidaturas decorreram entre 19 de dezembro de 2024 e 25 de fevereiro de 2025, com a submissão de 2.547 propostas, das quais 2.529 foram admitidas para avaliação, em conformidade com o aviso de abertura. O processo de avaliação envolveu 33 painéis científicos e contou com a participação de 446 especialistas afiliados a instituições estrangeiras de 34 países.

O detalhe dos resultados de cada candidatura encontra‑se disponível na plataforma myFCT. Os candidatos que pretendam apresentar pronúncia em sede de audiência prévia de interessados poderão fazê‑lo dentro dos prazos regulamentares. Após esta fase, será divulgado o conjunto final de projetos a financiar.

Publicado em 6 Agosto 2025



Source link


Imagem alusiva ao evento final do ARCHE

O projeto ARCHE será encerrado oficialmente com a realização do evento final “Bridging Towards Resilient Cultural Heritage” , que irá realizar-se em Bruxelas (Tour & Taxis – Herman Teirlinck Building) e online, nos dias 11 e 12 de setembro de 2025. As inscrições já estão disponíveis.

O Programa deste evento procurará, simultaneamente, analisar os resultados alcançados ao longo dos últimos três anos, refletir sobre o legado que o ARCHE pretende deixar a futuros projetos e iniciativas, bem como identificar os principais aspetos a considerar na abordagem dos desafios societais, através da investigação.

O projeto ARCHE teve início em setembro de 2022 e prolonga-se até setembro de 2025. O seu objetivo consistiu no desenvolvimento de um quadro pan-europeu para uma abordagem holística à investigação e inovação no domínio do património cultural, através da criação da Aliança para a Investigação sobre o Património Cultural na Europa, uma rede de coordenação pioneira que reúne investigadores, inovadores, profissionais do património, entidades institucionais e cidadãos.

A Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) participa no projeto ARCHE, contribuindo para as atividades de mapeamento, avaliação, promoção e divulgação do projeto, bem como para a implementação e apoio da sua estrutura.

Publicado em 6 Agosto 2025



Source link