Homem a tocar em ecrã tátil com a palavra MOOC em display

A NAU, serviço digital da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), desenvolvido pela FCCN, atribuiu o primeiro DOI (Digital Object Identifier) a um MOOC (Massive Open Online Course – Curso Aberto e Massivo Online) resultante de um projeto de investigação.

A formação que recebeu a distinção foi desenvolvida pelo Instituto de Estudos Medievais (IEM), unidade de investigação ligada à NOVA FCSH e designa-se “Portugal na Idade Média: um reino com municípios democráticos e sem cidades?”. Este curso online angariou mais de 2.400 inscritos, distribuídos pela América, África, Europa e Ásia, oriundos de 25 países e com uma taxa de aprovação de 28%, que superou a prevista nos estudos científicos.

O DOI (Digital Object Identifier) é um identificador digital único que garante a referência permanente a documentos ou objetos digitais, independentemente de eventuais alterações nas hiperligações. Utilizado amplamente em publicações científicas, o DOI facilita a citação, o acesso e a rastreabilidade de conteúdos, promovendo a colaboração académica e contribuindo para a valorização e reputação dos autores.

Produzir um MOOC com base num projeto de investigação constitui uma estratégia eficaz para ampliar a divulgação científica e aumentar o impacto dos resultados obtidos. Ao permitirem alcançar um público vasto e diversificado, promovem a ciência aberta, a transparência e a acessibilidade ao conhecimento.

Esta estratégia é também uma forma de cumprir requisitos de financiamento relacionados com a disseminação pública e garante a sustentabilidade dos resultados, que permanecem disponíveis a longo prazo. Quando associado a um DOI, os conteúdos do MOOC tornam-se também facilmente citáveis e reconhecidos, contribuindo para a visibilidade dos investigadores envolvidos e da instituição na qual estão afiliados.

A NAU, serviço digital da FCT é cofinanciada pelo Investimento RE-C05-i08 “Ciência Mais Digital” do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

 

Barra de Financiamento PRR

Publicado em 27 Junho 2025 | Atualizado em 1 Julho 2025



Source link


Cientista a trabalhar em ambiente de laboratório

Já estão abertas as inscrições para a 6ª edição do Work in Portugal, um evento online de recrutamento e informação, que se realiza nos dias 4 e 5 de novembro de 2025. Organizado anualmente pelo IEFP no âmbito das atividades da EURES: Rede Europeia de Emprego, nesta edição em estreita colaboração com a rede EURAXESS de mobilidade dos investigadores.

A iniciativa tem o objetivo de contribuir para a resposta às necessidades de recrutamento das empresas portuguesas, proporcionando informação e aconselhamento a candidatos interessados em Portugal como destino para trabalhar e viver, e fomentando o regresso a Portugal de cidadãos portugueses na diáspora.

Em 2025, será dado particular destaque às áreas do conhecimento e da inovação – mantendo o evento aberto à participação de empresas em todos os setores de atividade.

Neste evento, as empresas que procuram colaboradores com competências científicas, técnicas e/ou linguísticas específicas e que têm dificuldade em encontrar perfis a nível nacional, podem recrutar além-fronteiras e acolher colaboradores não falantes (ou com poucos conhecimentos) de português.

De uma forma gratuita, as empresas poderão também promover as suas ofertas de emprego, estágio ou investigação, e ainda agendar e conduzir entrevistas de recrutamento online durante a semana do evento. As empresas interessadas em participar no evento poderão inscrever-se até 17 de outubro de 2025.

Se é empregador, visite www.europeanjobdays.eu/workinportugal2025 e consulte mais informações. Se já dispõe de uma conta nesta plataforma, faça o login e selecione o evento “Work in Portugal”.

As inscrições para candidatos a emprego irão abrir até início de setembro.

Para mais informações pode também contactar workinportugal@iefp.pt

Publicado em 2 Julho 2025



Source link