Imagem alusiva aos resultados provisórios do concurso DoutorAP

A Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) divulgou, no dia 30 de julho, os resultados provisórios da 1.ª edição do Concurso de Estímulo à Investigação para Doutoramentos na Administração Pública Doutor-AP – 2024.

Foram recebidas e analisadas 467 candidaturas, distribuídas pelas seguintes áreas científicas: Ciências da Engenharia e Ciências Exatas (58 candidaturas), Ciências Naturais e Ciências da Vida (152 candidaturas) e Ciências Sociais e Humanidades (257 candidaturas), estando propostas para financiamento 80 posições, correspondendo a uma taxa de aprovação global de 17%.

A distribuição do número de posições por painel foi fixada de forma proporcional ao número de candidaturas submetidas em cada painel: 10 posições no painel de Ciências da Engenharia e Ciências Exatas, 26 em Ciências Naturais e Ciências da Vida, e 44 em Ciências Sociais e Humanidades.

O investimento total previsto neste concurso é de cerca de 4,95 milhões de euros. Será financiado por verbas do Orçamento do Estado e, quando elegível, por receitas provenientes do Fundo Social Europeu, através do Programa Demografia, Qualificações e Inclusão (PDQI).

O  Doutor AP é um programa que promove a investigação e a capacitação científica no setor público, apoiando trabalhadores com projetos de doutoramento relevantes para a missão das suas instituições. O apoio, com duração máxima de seis anos, inclui um subsídio proporcional ao tempo dedicado ao projeto e o pagamento de propinas, matrícula e inscrição.

O processo de avaliação teve em conta o mérito do/a candidato/a, o mérito do plano de trabalhos e o mérito das condições de acolhimento, envolvendo a participação de 64 avaliadores/as com afiliação em instituições nacionais, distribuídos/as por três painéis de avaliação.

As posições com investigação integralmente realizada em instituições portuguesas correspondem a 94% do total, sendo os restantes 6% de tipologia mista, na qual parte do trabalho a realizar decorre em instituições portuguesas e parte em instituições estrangeiras.

Dos/as candidatos/as selecionados/as, 97,5% têm nacionalidade portuguesa, 67,5% são mulheres e 32,5% são homens.

Através deste programa, beneficiarão de financiamento candidatos com afiliação a um total de 63 instituições da Administração Pública com predomínio de Instituições de Ensino Superior, instituições do poder local, como Câmaras Municipais, e Unidades de Saúde e Hospitalares.

Os resultados provisórios deste concurso foram comunicados a todos/as os/as candidatos/as, que têm agora acesso aos comentários justificativos da classificação atribuída à sua candidatura. Caso discordem da proposta de decisão, podem apresentar pronúncia em sede de audiência prévia de interessados, até ao prazo indicado na página do concurso, que será analisada pelo respetivo painel de avaliação. Os resultados finais do concurso serão divulgados pela FCT, previsivelmente, no mês de outubro de 2025.

O processo de contratualização inicia-se a partir da data da comunicação dos resultados finais e consiste num contrato tripartido entre a FCT, o beneficiário e a respetiva entidade empregadora pública. O pagamento dos apoios previstos no Regulamento Doutor-AP (Art.9.º), só ocorrerá após a assinatura do contrato tripartido por todas as partes envolvidas.

Para informações sobre oportunidades de financiamento de bolsas de investigação para doutoramento, no âmbito de protocolos de colaboração e parcerias da FCT com Unidades de I&D e outras entidades, sugere-se a consulta regular do sítio web da FCT e do portal Euraxess.

Publicado em 31 Julho 2025



Source link


A Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e o CoLAB ForestWISE organizam no próximo dia 18 de setembro (15h00-17h00), o webinar “Percurso para o impacto: Benefícios da investigação científica para a gestão dos fogos rurais”.

Neste webinar será apresentado o Relatório “Programa Mobilizador de I&D para a Prevenção e Combate de Incêndios Florestais – percurso para o impacto”, que dá a conhecer a análise dos resultados produzidos e a avaliação de impacto, dos projetos de investigação desenvolvidos no âmbito do Programa de I&D para a prevenção e combate de incêndios florestais, promovido pela FCT entre 2017 e 2019.

O programa do evento incluirá também uma mesa-redonda, com moderação a cargo de José Manuel Mendonça, Diretor do INESC TEC e Professor Emérito da Universidade do Porto, e que irá reunir representantes da academia, entidades públicas e privadas e outros membros da sociedade civil. O tema em debate será a transferência e apropriação de resultados da investigação como motor para o impacto para a sociedade.

Este webinar é mais uma oportunidade para a reflexão estratégica no âmbito da maximização do impacto da investigação aplicada. A participação é gratuita, mediante inscrição prévia.

O Programa de I&D para a prevenção e combate de incêndios florestais surgiu na sequência dos grandes incêndios de 2017 e teve como missão o reforço do desenvolvimento de atividades de I&D destinadas a garantir a apropriação e incorporação de conhecimento científico no apoio à decisão em sistemas operacionais. Através deste concurso, a FCT financiou 56 projetos de investigação científica e desenvolvimento tecnológico no âmbito da prevenção e combate de incêndios florestais, num investimento de cerca de 15 milhões de euros.

Publicado em 30 Julho 2025



Source link


Cartaz do Encontro de Computação Avançada de 2025

Já é possível garantir a sua presença na 5.ª edição do Encontro de Computação Avançada, que se realiza nos dias 22 e 23 de outubro de 2025, na Reitoria da Universidade de Aveiro.

O evento reúne a comunidade nacional ligada à área da Computação de Alto Desempenho: utilizadores, investigadores, técnicos e decisores, com o objetivo de promover a colaboração e o desenvolvimento de competências, criando um ponto de encontro entre a academia, a indústria, a administração pública e os centros de investigação.

Em foco estará a partilha de conhecimento e discussão sobre a evolução da Computação Avançada em Portugal e na Europa, as oportunidades do Centro Nacional de Computação Avançada (CNCA) e a utilização e acesso aos supercomputadores Deucalion e MareNostrum 5, financiados pela medida RE-C05-i08 – Ciência Mais Digital, do Plano Nacional de Recuperação e Resiliência. Além destes temas, estão nesta edição em destaque as recém-criadas Fábricas de Inteligência Artificial (IA) e novidades da Computação Quântica.

O evento tem início com workshops para introdução e otimização de trabalhos computacionais com demonstrações do supercomputador Deucalion, seguindo-se sessões dedicadas ao Centro Nacional de Computação Avançada e ao suporte técnico aos utilizadores. Serão ainda realizadas apresentações dos acessos aos recursos nacionais e europeus e painéis dedicados à Computação Quântica e Fábricas de IA, incluindo partilha de casos e experiências de uso destes recursos.

A inscrição realiza-se gratuitamente no site do encontro, onde é disponibilizado o programa (em atualização). Todos os oradores e momentos do encontro, nomeadamente, a vertente social que promoverá o networking entre os participantes, serão anunciados ao longo das próximas semanas.

Esta iniciativa é organizada pela FCCN, serviços digitais da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), e conta com o apoio do Centro Nacional de Computação Avançada, cofinanciado pelo Plano Nacional de Recuperação e Resiliência (PRR). A esta edição juntam-se também à organização a Universidade de Aveiro e o EuroCC, financiado pela iniciativa europeia EuroHPC.

Barra de Financiamento PRR

Publicado em 25 Julho 2025



Source link


Imagem que representa o conceito de valorização profissional

A Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e a sua unidade de serviços digitais FCCN, alcançaram a 25 de junho de 2025 a certificação pela NP 4552:2022 – Sistema de Gestão da Conciliação entre a Vida Pessoal, Familiar e Profissional, atribuída por entidade acreditada e independente.

Esta norma estabelece orientações para que qualquer organização, pública ou privada, independentemente da sua dimensão ou setor de atividade, desenvolva e implemente políticas, objetivos e práticas coerentes em matéria de conciliação.

Este reconhecimento reforça o compromisso da FCT com a promoção de uma cultura organizacional mais equilibrada, inclusiva e centrada no bem-estar dos seus trabalhadores e trabalhadoras. Estes objetivos são parte integrante do projeto +vida.FCT –  Sistema Interno de Gestão da Conciliação, cuja implementação visa aumentar a satisfação e a motivação profissional, melhorar o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, impulsionar a produtividade e reforçar a capacidade da FCT para atrair e reter talento qualificado.

Com este reconhecimento, a FCT consolida o seu papel como instituição de referência no setor público, promovendo práticas de gestão alinhadas com os princípios da responsabilidade social, da igualdade e da valorização das pessoas.

Publicado em 24 Julho 2025



Source link


Imagem alusiva a convite a especialistas e avaliadores de projetos de Computação Avançada

A Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), através da sua unidade de serviços digitais FCCN, convida especialistas nacionais e internacionais a colaborarem como avaliadores e/ou especialistas nas iniciativas nacionais de acesso a recursos computacionais. A primeira fase para manifestação de interesse está aberta até 15 de outubro de 2025.

Esta manifestação de interesse visa reforçar a base de dados de avaliadores qualificados, multidisciplinares e com experiência em avaliação científica para os Concursos de Projetos de Computação Avançada (CPCA), assegurando um processo rigoroso, transparente e isento.  Complementarmente, procuram-se também peritos para outras iniciativas da FCT, como as Fábricas de IA, onde será necessário suporte especializado aos utilizadores.

A colaboração dos especialistas selecionados será pontual, mediante convite, e prevê compensação adequada pelo tempo e contributo técnico prestado.

Este convite dirige-se a especialistas de todas as áreas científicas e computacionais, nomeadamente: Computação de Alto Desempenho (HPC), Inteligência Artificial e Aprendizagem Automática, Modelação e Simulação Computacional, Análise e Gestão de Dados Científicos, Visualização e Interação com Dados e Aplicações Computacionais em Ciência, Engenharia ou Humanidades Digitais. A experiência prévia em painéis de avaliação científica ou tecnológica é valorizada.

Todos os interessados devem preencher o formulário online, que já se encontra disponível, estando também disponíveis no site da FCT mais informações sobre os projetos de computação avançada.

Publicado em 22 Julho 2025



Source link


Avaliação das Unidades de I&D 2023-2024

A Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) informa que, após a publicação dos resultados provisórios do processo de avaliação e financiamento das Unidades de I&D (UID) 2023/2024, no passado dia 15 de abril de 2025, e concluído o período de Audiência Prévia em 14 de maio de 2025, são agora divulgados os resultados após análise das alegações apresentadas pelas UID.

Na sequência da análise das pronúncias recebidas durante a Audiência Prévia, foi revista a avaliação em alguns dos critérios de seis unidades, das quais cinco, resultante desta revisão, beneficiaram de um reforço no financiamento atribuído, mantendo-se em 313 o número de unidades que obtiveram classificação favorável a financiamento.

O orçamento total aprovado para o concurso, considerando as alterações decorrentes deste processo, é atualmente de 525,7 milhões de euros em Receitas de Impostos e 110,3 milhões de euros em fundos PRR (Plano de Recuperação e Resiliência).

Com a divulgação dos resultados, a FCT dará início à celebração dos Contratos-Programa. Serão formalizados dois contratos por unidade, se aplicável:

  • Um contrato referente ao financiamento por Receitas de Impostos (base e programático), com período de execução entre 1 de janeiro de 2025 e 31 de dezembro de 2029.
  • Outro contrato referente ao financiamento através de fundos PRR, com período de execução entre 1 de janeiro de 2025 e 30 de junho de 2026;

No âmbito do esforço de simplificação processual, foram introduzidas alterações nos procedimentos, destacando-se as seguintes:

  • Existirá apenas uma referência única do financiamento assegurado por receita de impostos, correspondente ao valor total resultante da soma dos financiamentos base e programático;
  • Os encargos gerais estão fixados em 25% e serão calculados com base na soma dos financiamentos base e programático;
  • Cada instituição terá total autonomia para distribuir as despesas no âmbito do orçamento aprovado, sem necessidade de solicitar alterações orçamentais durante a execução;
  • Cada Instituição é responsável pelo cumprimento das disposições constantes no Regulamento, nos Contratos-Programa, nas Orientações Técnicas PRR e nas normas de execução financeira do financiamento plurianual das UID, aplicáveis a partir de 1 de janeiro de 2025.

Após a assinatura dos Contratos-Programa, a FCT procederá ao pagamento dos adiantamentos iniciais correspondentes a cada tipo de financiamento:

  • Para o financiamento PRR será atribuído um adiantamento correspondente a 30% do valor total aprovado;
  • Para o financiamento por Receitas de Impostos, com execução entre 2025 e 2029, o adiantamento inicial será de 7,5% do valor total aprovado.

Para mais informações, consulte a página do concurso.

 

Barra de Financiamento PRR

Publicado em 21 Julho 2025



Source link


Três Cientistas junto a braço robótico.

A União Europeia (UE) tem direcionado os seus esforços para iniciativas e programas que promovam o desenvolvimento da área da Investigação e Inovação (I&I), sendo um dos principais objetivos reforçar a competitividade da Europa, das empresas e a retenção de talento, conforme é referido na comunicação da Comissão Europeia “Bússola para a Competitividade”.

Exemplos destas iniciativas resultam de diversas estratégias, como a Estratégia para o Mercado Único; União das Competências; Estratégia Europeia para as Empresas em fase de arranque e as Empresas em fase de expansão. Como iniciativas futuras estão em desenvolvimento o Ato legislativo sobre o Espaço Europeu da Investigação; o 28.º Regime aplicável às empresas e a revisão das diretivas da UE relativas a contratos públicos; e o regulamento da UE relativo à normalização.

Devido aos desafios que diariamente se colocam à circulação de trabalhadores, bens e serviços e ao acesso a financiamento na área da I&I e noutras áreas, encontra-se em desenvolvimento um ato legislativo dedicado à Inovação Europeia – o futuro European Innovation Act. Este visa contribuir para a superação dos obstáculos existentes no mercado único europeu, através de um reforço da competitividade, da implantação e desenvolvimento de empresas inovadoras, e consequente crescimento do ecossistema empresarial e industrial europeu, devidamente coordenado entre os Estados-Membros e a UE.

Até 3 de outubro de 2025, está disponível uma consulta pública sobre a proposta deste ato legislativo, que pretende ser uma oportunidade para a partilha de comentários e sugestões, com vista a aprimorar esta iniciativa.

Publicado em 21 Julho 2025



Source link


Sessão plenária do Encontro Ciência 2025, oradora Madalena Alves, presidente da FCT

O Encontro Ciência 2025, que decorreu de 9 e 11 de julho no campus da Nova SBE, em Carcavelos, contou com um total de 1.780 participantes, confirmando que é o maior evento de ciência e tecnologia em Portugal.

Com um programa composto por 60 sessões de cariz científico e transversal, que cruzaram ciência, tecnologia e inovação, o evento contou com a participação de 288 oradores e 437 autores de pósteres científicos. O encontro abriu espaço a debates sobre os grandes desafios globais e o papel estruturante da ciência no desenvolvimento sustentável.

Sob o tema “Ciência, Inovação e Sociedade”, o Ciência 2025 promoveu um espaço vibrante de reflexão, partilha e colaboração entre investigadores, instituições, empresas e cidadãos. Composto por 5 sessões plenárias, que deram o pontapé de saída para cada um dos dias. “A Inovação Científica Portuguesa no Âmbito Internacional: Da Investigação à Aplicação”, “AI4Science e as Ferramentas para a Ciência do Futuro”, “Biodiversidade e Desenvolvimento Sustentável”, “The Future of European Competitiveness”, “Portugal nos Programas–Quadro de I&I da UE”

O programa contou também com sessões paralelas sobre os grandes temas da atualidade, como Política de Ciência, Sociedade e Ciência, Mundo Digital, Materiais e Biotecnologias e Sustentabilidade, entre outros. O evento procurou, como sempre, inspirar novas ideias e fomentar colaborações mais estreitas entre a comunidade científica. Nesse sentido, acolheu uma área de exposição de e-posters por estudantes de doutoramento e uma mostra de ciência e tecnologia, com a participação de mais de 30 expositores.

As sessões plenárias foram gravadas e estão disponíveis para visualização no canal YouTube do Encontro Ciência, onde pode também ver o vídeo de resumo do evento. Pode também recordar alguns momentos do encontro na nossa galeria.

O Ciência 2025 foi organizado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia e pela Agência Ciência Viva, com a estreita colaboração da Universidade NOVA de Lisboa e da NOVA School of Business & Economics (NOVA SBE), e o apoio institucional do Ministério da Educação, Ciência e Inovação. A Comissão Europeia foi a instituição convidada, com a presença de representantes de alto nível na área da Ciência e Inovação.

Publicado em 18 Julho 2025



Source link


Imagem alusiva ao Prémio João Monjardino 2025

A Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e a Fundação Professor Francisco Pulido Valente abriram as candidaturas à edição de 2025 do Prémio João Monjardino.

Este ano o prémio visa distinguir o melhor artigo científico publicado sobre o tema “Saúde Pública e Políticas de Saúde: Determinantes da evolução dos sistemas de saúde”.

O concurso está aberto a investigadores com menos de 35 anos à data da candidatura, cujos trabalhos tenham sido realizados em instituições do sistema científico e tecnológico nacional.

O prémio tem um valor de 10.000 euros, atribuído numa prestação única ao vencedor.

As candidaturas decorrem entre 15 de julho e 30 de setembro de 2025.

Para mais informações, consulte a página do concurso.

Publicado em 16 Julho 2025



Source link


Imagem alusiva ao 12º Fórum de Gestão de Dados de Investigação

Estão abertas as inscrições para a participação no 12.º Fórum de Gestão de Dados de Investigação (GDI), que se realizará dias 27 e 28 de novembro, no Instituto Politécnico de Bragança.

Reserve as datas na sua agenda e inscreva-se até 21 de novembro na página do evento.

O Fórum GDI constitui um espaço privilegiado para o desenvolvimento de competências técnicas, a partilha de experiências e a promoção de iniciativas nacionais e internacionais. Visa também o fortalecimento de redes de colaboração entre profissionais e investigadores nas áreas da ciência da informação, curadoria de dados, informática, bibliotecas, arquivos e gestão da ciência.

Todos os interessados em submeter propostas para flash talks e pósteres, podem fazê-lo até ao próximo dia 22 de setembro.

A participação no Fórum GDI contribui para a mobilização e capacitação de uma comunidade prática que dá suporte às atividades de gestão de dados nas instituições de investigação em Portugal.

Datas importantes: 

  • Submissão de propostas: 14 de julho a 22 de setembro
  • Notificação aos proponentes: 28 de setembro
  • Inscrições dos participantes: 14 de julho a 21 de novembro
  • Realização do 12.º Fórum GDI: 27 e 28 de novembro

O 12.º Fórum GDI é um evento é promovido pela FCT, através da FCCN – Serviços Digitais da FCT, e pelo Consórcio Re.Data, desenvolvido no âmbito do Programa Nacional de Ciência Aberta e Dados Abertos de Investigação (PNCADAI), com o apoio Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Acompanhe todas as novidades do evento nas redes sociais Facebook e Linkedin.

Publicado em 16 Julho 2025



Source link