CMU - Call for 2025 - Mobility Programs

Os concursos para as Iniciativas de Mobilidade CMU-Portugal – Programa “Professores e Investigadores Visitantes” e Programa “Estudantes Visitantes” – encontram-se abertos entre 30 de maio e 17 de junho de 2025.

Lançadas no âmbito do Programa CMU-Portugal, com o apoio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), ambas as iniciativas apoiarão visitas à Carnegie Mellon University (CMU), em Pittsburgh, a concluir até 31 de dezembro de 2025.

O Programa de Professores e Investigadores Visitantes da CMU-Portugal apoiará até cinco bolseiros para uma estadia entre duas semanas e dois meses, destinada a colaborar em investigação, educação e inovação em TIC com colegas da CMU, de forma a conhecerem a sua cultura e melhores práticas. Os candidatos devem ser cidadãos portugueses ou estrangeiros com residência permanente em Portugal que possuam o grau de doutor à data da candidatura e estejam afiliados a uma instituição de ensino superior portuguesa ou a um laboratório de investigação. Desde a sua criação, o Programa CMU-Portugal já apoiou 96 visitas à CMU.

Já o Programa de Estudantes Visitantes da CMU-Portugal irá apoiar até sete estudantes de mestrado ou mestres que tenham obtido um diploma nos últimos cinco anos em Portugal e em áreas relacionadas com as TIC, que terão oportunidade de realizar trabalhos de investigação em TIC na CMU, num período entre duas semanas a dois meses. Enquanto estiverem na CMU, os candidatos serão orientados por professores e investigadores de renome e terão a oportunidade de mergulhar na cultura da Carnegie Mellon. Os estudantes visitantes devem ser cidadãos portugueses ou cidadãos estrangeiros com residência permanente em Portugal. Esta iniciativa já recebeu 69 visitas de estudantes à CMU.

No dia 4 de junho (15h00 de Lisboa / 10h00 de Pittsburgh), o Gabinete de Coordenação da CMU-Portugal vai realizar uma Sessão de Informação Online para esclarecer todas as dúvidas sobre estes concursos.

Pode ainda consultar outras iniciativas de mobilidade e/ou bolsas de estudo integradas no Programa CMU-Portugal com inscrições abertas. Mais informações através do e-mail: apply@cmuportugal.org .

Publicado em 30 Maio 2025



Source link


PTCRISync

Num ecossistema científico cada vez mais digital e interligado, a gestão eficiente da informação sobre investigadores, projetos e publicações tornou-se essencial. Portugal tem-se destacado neste cenário ao assumir uma posição de destaque na adoção do ORCID — um identificador único que permite ligar, de forma inequívoca, autores às suas produções científicas.

Desde 2013, com o impulso da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), o País tem investido numa estratégia sólida de interoperabilidade e transparência, integrando o ORCID em plataformas como o CIÊNCIAVITAE e promovendo a sua utilização através do ecossistema PTCRIS (cujo website foi renovado em 2025, apresentando-se com uma interface renovada e mais intuitiva). Esta abordagem tem permitido reduzir a burocracia, melhorar a fiabilidade dos dados e facilitar a monitorização da atividade científica nacional.

Com cerca de 80% dos investigadores portugueses já registados no ORCID, Portugal posiciona-se entre os países mais avançados na implementação deste sistema, reforçando o seu compromisso com uma ciência mais aberta, eficiente e conectada.

Saiba mais sobre os indicadores de Portugal nesta área, na notícia publicada no site da FCCN, Serviços Digitais da FCT.

Publicado em 30 Maio 2025



Source link


Noticia-SciPROJ

A Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), através da unidade de serviços digitais FCCN, lançou o Portal SciPROJ, recurso integrado no programa PTCRIS, que reúne toda a informação sobre financiamento científico num só lugar, de acesso rápido e flexível.

SciPROJ é um registo que agrega informações detalhadas sobre os financiamentos nacionais e internacionais que sustentam as atividades de ciência e tecnologia desenvolvidas em Portugal. Através deste Portal, investigadores, instituições e público em geral podem obter uma visão unificada e completa dos financiamentos de ciência e tecnologia em Portugal, incluindo dados como montantes, investigadores e instituições envolvidas.  Adicionalmente, a API SciPROJ disponibiliza acesso programático aos dados do SciPROJ, possibilitando o acesso a um vasto leque de dados detalhados sobre financiamentos, projetos, investigadores e organizações.

Ao agregar dados de múltiplas fontes sobre ciência e tecnologia, estas plataformas oferecem uma visão abrangente do investimento realizado e dos intervenientes, fomentando a transparência e a colaboração no ecossistema científico nacional.

Com atualizações automáticas e enriquecimento contínuo, os dados são normalizados e integrados, garantindo consistência e fiabilidade para análise e monitorização detalhada do financiamento científico em Portugal.

Até ao momento, o Portal inclui já mais 108 mil registos e informação de cinco financiadores e de 19 tipologias distintas de instrumentos de financiamento. Este é um serviço do PTCRIS cofinanciado pelo Plano de Recuperação e Resiliência, sendo uma das ações inscritas na medida RE-C05-i08 Ciência Mais Digital, contratualizada entre a FCT e a Estrutura de Missão Recuperar Portugal.

Toda a informação está disponível em Portal SciPROJ.
Barra de Financiamento PRR

Publicado em 30 Maio 2025



Source link