noticia_msca

A Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) irá realizar uma sessão informativa dedicada ao concurso Marie Skłodowska-Curie Actions (MSCA) Doctoral Networks, que tem como data limite de candidaturas o dia 25 de novembro de 2025. As MSCA Doctoral Networks visam financiar consórcios de instituições para implementarem programas de doutoramento internacionais.

A sessão irá decorrer exclusivamente online, no dia 23 de junho de 2025 a partir das 10h00 (hora de Lisboa), tendo a duração prevista de uma hora. A participação obriga ao registo prévio.

Nesta sessão informativa serão abordados os seguintes temas: Características e tipologias das MSCA Doctoral Networks; Condições de elegibilidade; Taxas de sucesso; Estrutura da proposta; Critérios de avaliação e Orçamento.

A captação de financiamento das instituições portuguesas neste instrumento do Horizonte Europa tem vindo a aumentar de modo consistente: em 2021 foram captados 6,61 milhões de euros, em 2022 7,91 milhões, em 2023 12,09 milhões e em 2024 13,32 milhões de euros.

A FCT é responsável pela promoção das Ações Marie Skłodowska-Curie em Portugal, realizando regularmente sessões informativas e workshops de escrita de propostas. É também responsável pela representação de Portugal no Comité de Configuração do Programa das Ações Marie Skłodowska-Curie, junto da União Europeia.

Publicado em 29 Maio 2025



Source link


Mutual learning exercise on bridging the gap between science and policy - Publications Office of the EU

Foi publicado, a 23 de maio, o Relatório Mutual learning exercise on bridging the gap between science and policy – Publications Office of the EU. Este documento resulta do exercício promovido pela Comissão Europeia, intitulado “Mutual Learning Exercise” (MLE) –  “Bridging the Gap Between Science and Policy”, que contou com a participação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), em representação de Portugal.

O MLE teve como objetivo facilitar a troca de informações, experiências e lições aprendidas, e identificar boas práticas, políticas e programas que promovam a Ciência para as Políticas Públicas (S4P). O trabalho desenvolvido neste âmbito estruturou-se em quatro temas principais: partilha de conhecimento, aconselhamento científico, avaliação e análise dos ecossistemas, e confiança em ciência.

No Relatório agora publicado, destacam-se os principais contributos que resultaram deste exercício e as recomendações de ações a apoiar, destinadas a desenvolver a formulação de políticas informadas por evidências científicas, bem como a melhorar os ecossistemas nacionais da Ciência para as Políticas Públicas S4P.

Publicado em 29 Maio 2025



Source link