Imagem alusiva à Parceria Clean Energy Transition

Já está disponível o aviso de abertura da edição de 2025 do Concurso da Parceria Europeia cofinanciada Clean Energy Transition (CETP), destinada ao financiamento de projetos transnacionais de investigação e inovação. A submissão de pré-propostas decorre até ao dia 9 de outubro de 2025, às 13h00 (hora de Lisboa).

O concurso apoiará projetos de investigação e/ou inovação, promovidos por consórcios transnacionais, em torno das sete Iniciativas de Transição (TRIs) da CETP: TRI1 – Integrated Net-zero-emissions Energy System; TRI2 – Enhanced zero emission Power Technologies; TRI 3 – Enabling Climate Neutrality with Storage Technologies, Renewable Fuels and CCU/CCS; TRI4 – Efficient zero emission Heating and Cooling Solutions; TRI5 – Integrated Regional Energy Systems; TRI6 – Integrated Industrial Energy Systems; e TRI7 – Integration in the Built Environment.

No dia 28 de maio será realizada uma sessão informativa online, que abordará os elementos essenciais deste concurso, tais como os tópicos a apoiar pelas várias organizações de financiamento, as principais datas, documentos, entre outros.

Criada sob a égide do Horizonte Europa, a CETP visa acelerar a transição para as energias limpas e contribuir para o objetivo de neutralidade climática até 2050, reunindo financiamento nacional e regional em Investigação, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (IDI), para uma ampla variedade de tecnologias e soluções de sistema necessárias a esta transição.

A Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) é a organização portuguesa financiadora deste concurso. Para mais informações sobre o concurso de 2025 da CETP, consulte a página dedicada no sítio web da FCT e a página do concurso no sítio web da CETP.

Publicado em 21 Maio 2025



Source link


noticia_msca

As instituições portuguesas captaram 4,54 milhões de euros no concurso de 2024 das Marie Skłodowska-Curie Actions Staff Exchanges (MSCA SE), o que corresponde a 4,76% do financiamento a atribuir. Concorreram 329 consórcios de instituições, tendo sido selecionadas para financiamento 80 propostas.

Quatro das propostas vencedoras são coordenadas por instituições portuguesas: Universidade de Aveiro, Instituto Superior Técnico, Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa e Universidade do Porto. Globalmente, há 37 participações de instituições portuguesas em propostas vencedoras, ou seja, em 33 consórcios vencedores as instituições portuguesas não assumem o papel de coordenação.

As MSCA SE são um instrumento do Horizonte Europa para financiar a mobilidade de investigadores, técnicos e gestores de ciência diretamente ligados à investigação, em qualquer fase da carreira. Os consórcios concorrentes têm obrigatoriamente um mínimo de três instituições de três países diferentes. Tal como as restantes ações Marie Skłodowska-Curie, visam a formação e o desenvolvimento da carreira dos investigadores através de três dimensões da mobilidade: entre países, entre o setor académico e não académico e entre disciplinas.

A participação das instituições portuguesas neste instrumento do Horizonte Europa tem sido bastante positiva, tendo já sido captados 17,82 milhões de euros desde o início do Horizonte Europa. Em 2024, as instituições portuguesas que integraram consórcios candidatos (como coordenadoras ou participantes) tiveram uma taxa de sucesso de 25,01%, com a média europeia a situar-se nos 26,01%, mas houve já alguns anos em que a taxa de sucesso de Portugal foi ligeiramente superior ao da média da União Europeia.

O concurso MSCA SE deverá estar aberto até 8 de outubro de 2025.

A FCT é responsável pela promoção das Ações Marie Skłodowska-Curie em Portugal, realizando regularmente sessões informativas e workshops de escrita de propostas, iniciativas que são divulgadas através da manifestação de interesse com o preenchimento de um formulário e nas notícias publicadas no site da FCT. A FCT é também responsável pela representação de Portugal no Comité de Configuração do Programa das Ações Marie Skłodowska-Curie, junto da União Europeia.

Publicado em 21 Maio 2025



Source link