Jornadas FCCN 2025

A 16.ª edição das Jornadas FCCN, no Convento de São Francisco, em Coimbra, decorreu de 6 a 8 de maio de 2025 e registou números de participação históricos. O evento, organizado pela FCCN, serviços digitais da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), com o estreito apoio da Universidade de Coimbra e da Câmara Municipal de Coimbra, promoveu a partilha de conhecimento e a ligação entre a comunidade científica, num espaço particularmente favorável ao contacto com o ambiente estudantil e o espírito de inovação.

No total, as Jornadas FCCN 2025 registaram 1.051 inscrições, 116 oradores e 39 patrocinadores, números alcançados com o apoio dos dois principais parceiros e de toda a equipa FCCN, serviços digitais da FCT. Este foi o maior número de inscrições de sempre, num evento cujo balanço é muito positivo.

Ao longo dos três dias do encontro, foram realizadas dezenas de sessões temáticas, incluindo workshops, debates e apresentações de projetos, em torno dos três principais eixos que estruturaram estas Jornadas: Tecnologia para o Conhecimento; Partilha entre a comunidade; Na vanguarda da tecnologia.

Uma das novidades desta edição, o Innovation Hub, veio permitir à comunidade partilhar os seus projetos num ambiente mais intimista, tendo sido bem recebida pelo público da iniciativa. Estiveram também em destaque temas como Inteligência Artificial, Colaboração automação de Processos ou Programas de Inovação.

As Jornadas FCCN 2025 ficaram ainda marcadas pela apresentação de novos serviços digitais e por uma forte aposta na inovação, na Inteligência Artificial, na computação avançada e na modernização dos serviços já existentes no ecossistema do conhecimento. Destacam-se no programa o lançamento do IAedu – um portal que promete democratizar o acesso a modelos de IA no ensino superior e na investigação – e a apresentação das Fábricas de IA e do Centro Nacional de Computação Avançada. As sessões dedicadas ao acesso aberto, aos repositórios científicos e aos serviços digitais para a comunidade foram palco de várias novidades, bem como de contributos e troca de boas práticas entre todas as entidades presentes. Estes momentos testemunham, uma vez mais, o dinamismo e o crescimento de uma comunidade que, pelo segundo ano consecutivo, voltou a bater o recorde de participação.

Na sessão de encerramento da iniciativa foi anunciado o local que receberá a próxima edição das Jornadas FCCN. O Porto, entre os dias 5 e 7 de maio, marcará o encontro em 2026, numa edição contará com o estreito apoio da Universidade do Porto.

Publicado em 16 Maio 2025



Source link


Inteligencia_artificial edu

A Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), através da sua unidade de serviços digitais FCCN, lançou o IAedu, um novo serviço digital que visa democratizar o acesso a tecnologias de Inteligência Artificial (IA) no contexto do ensino superior e da investigação científica em Portugal.

Este projeto piloto, apresentado nas Jornadas FCCN que se realizaram de 6 a 8 de maio em Coimbra, pretende promover uma utilização equitativa, segura e eficiente da Inteligência Artificial no ensino superior, através do acesso centralizado e gratuito a modelos de linguagem de larga escala (LLM), na sua versão Pro, com autenticação federada. À semelhança de outros serviços digitais da FCT, como a b-on ou o Colibri, o IAedu permite poupar recursos e tempo, ao disponibilizar um serviço financiado centralmente e aplicável a múltiplos contextos académicos e científicos.

Para além da interface web, o IAedu disponibiliza também acesso direto aos modelos de IA através de APIs, permitindo que investigadores e equipas de desenvolvimento nacionais integrem os LLMs em aplicações ajustadas às suas necessidades científicas, pedagógicas ou institucionais.

Este projeto piloto, desenvolvido em parceria com a Microsoft Portugal, encontra-se em evolução contínua, permitindo no futuro integrar serviços providenciados por qualquer serviço comercial ou de acesso aberto (e.g., novos LLMs desenvolvidos pela comunidade científica nacional).

A segunda edição da plataforma, com lançamento previsto antes do verão, incluirá uma funcionalidade de criação de agentes virtuais personalizados. A partir de bases de conhecimento fornecidas pelos próprios utilizadores, será ainda possível configurar assistentes temáticos destinados ao apoio a unidades curriculares, serviços académicos ou científicos, entre outras aplicações. Estes agentes poderão ser disponibilizados a grupos de utilizadores previamente definidos ou à comunidade em geral, criando novas possibilidades de personalização e disseminação de conhecimento.

O IAedu está disponível para todas as entidades da rede RCTS (Rede Ciência Tecnologia e Sociedade) que adiram ao serviço, sendo de acesso gratuito e sujeito a uma política de utilização responsável. Os dados introduzidos pelos utilizadores — incluindo conteúdos submetidos por investigadores e estudantes — não serão utilizados para treinar ou melhorar qualquer modelo de IA. A FCT assegura a confidencialidade e a proteção da informação, em conformidade com as melhores práticas e normas aplicáveis.

Este novo projeto integra-se no portefólio da FCT, que já disponibiliza mais de 25 serviços digitais dedicados à educação, ciência, tecnologia e conhecimento em Portugal. No contexto da estratégia da FCT para a área da Inteligência Artificial, o IAedu representa um novo eixo de atuação ao nível dos seus serviços digitais, complementando outras dimensões essenciais já em curso. Destacam-se o financiamento de pessoas e projetos na área da IA, a disponibilização gratuita de infraestruturas computacionais de alto desempenho (nomeadamente o Deucalion e o MareNostrum5) e a valorização da reutilização de dados científicos abertos, através do Programa Nacional de Dados Abertos de Investigação. Estas iniciativas e os recursos mencionados são financiados pelo Plano de Recuperação e Resiliência, inseridas na medida RE-C05-i08 Ciência Mais Digital, contratualizada entre a FCT e a Estrutura de Missão Recuperar Portugal.

As instituições interessadas em aderir a este projeto piloto podem fazê-lo através do formulário de adesão disponível na plataforma IAedu.

Barra de Financiamento PRR

Publicado em 16 Maio 2025



Source link