Serviços digitais da FCT: Reposição após falha generalizada de energia
Em resposta à falha generalizada de energia que ocorreu no dia 28 de abril de 2025, a FCT, através da sua unidade de serviços digitais FCCN, tomou rapidamente medidas no sentido de assegurar a conectividade e outros serviços digitais considerados mais críticos.
Apesar da redundância melhorada da rede ter permitido menores períodos de indisponibilidade da conectividade, uma falha com esta extensão e duração, veio implicar quebras de serviços. No nó principal da rede, em Lisboa, foi possível reduzir significativamente o período de indisponibilidade, mas não totalmente, tendo ficado sem energia entre as 16h13 e as 18h05.
Após retorno da energia pública às 20h39, a equipa da FCT iniciou os trabalhos de verificação e reposição de todos os serviços, processo esse que se prolongou durante a manhã do dia 29 de abril, devido a algumas avarias. No entanto, no final do dia 28 de abril, a maioria dos serviços de conectividade fornecidos pela FCT às instituições do Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia já estava operacional, tendo durante a noite sido reposta a conectividade internacional, assim como a quase totalidade dos serviços digitais da FCT, incluindo a plataforma de submissão de candidaturas myFCT.
A FCT agradece a toda a comunidade a compreensão face ao sucedido e está disponível para esclarecer quaisquer dúvidas ou mais necessidades de informação que existam.
Publicado em 1 Maio 2025




Leave a Reply
Want to join the discussion?Feel free to contribute!