Imagem alusiva ao FCT Mobility - Resultados do primeiro momento de avaliação

A Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) disponibiliza no seu site a lista com os resultados provisórios do primeiro momento de avaliação do programa FCT Mobility, que contemplou as candidaturas submetidas no período entre 7 de novembro de 2024 e 10 de janeiro de 2025.

Foram propostas para financiamento 83 candidaturas de 88 propostas elegíveis, correspondentes a um financiamento de 569.805,50 € em apoios à mobilidade internacional de investigadores. Dos 83 investigadores em mobilidade internacional ao abrigo deste programa, 22 são investigadores estrangeiros (FCT Mobility incoming) e são maioritariamente provenientes de países fora da Europa (como o Brasil, EUA, Argentina, Irão e Marrocos), mas também de países europeus (como Espanha, Suécia e Itália); são 61 os investigadores portugueses em trânsito (FCT Mobility outgoing), maioritariamente para países da União Europeia (Suécia, Letónia, Irlanda, Polónia, França e Alemanha), e cerca de um terço para países exteriores à Europa (Austrália, Japão, EUA, China, Brasil, Chile, Singapura e Timor-Leste).

O Programa FCT Mobility financia estadias de média e longa duração de investigadores/as doutorados/as nacionais em instituições estrangeiras e de investigadores/as doutorados/as estrangeiros em instituições nacionais, com vista à realização de atividades de investigação e/ou trabalho de campo.

O Programa, que apresenta uma dotação de cinco milhões de euros de fundos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), apoia duas modalidades:

  • FCT Mobility outgoing, que suporta a estadia dos/as investigadores/as nacionais em instituições estrangeiras, entre 2 e 11 meses consecutivos;
  • FCT Mobility incoming, destinado a acolher em Portugal investigadores/as afiliados/as a instituições estrangeiras, entre 1 a 3 meses consecutivos.

No caso de pais e mães de crianças de até 12 anos, o período total pode ser cumprido de forma não consecutiva, facilitando o equilíbrio entre a vida profissional e familiar.

O programa encontra-se aberto em permanência. As candidaturas poderão ser submetidas até 31 de dezembro de 2025, para mobilidades com início até 31 de março de 2026. Neste período, prevê-se que sejam apoiadas pelos menos 185 mobilidades. Os apoios concedidos incluem um valor para uma viagem e um valor mensal para a estadia, que varia de acordo com o país de destino.

Este programa é um contributo importante para a promoção e o reforço da internacionalização do sistema científico e tecnológico nacional, que depende cada vez mais da sua atratividade internacional e da sua participação ativa em redes colaborativas internacionais.

Para mais informações, consulte a página do concurso.

Publicado em 15 Abril 2025



Source link


Avaliação das Unidades de I&D 2023-2024

A Fundação para a Ciência e a Tecnologia divulgou os resultados provisórios da avaliação das Unidades de I&D (UID) no âmbito do Programa Plurianual de Financiamento de Unidades de I&D 2023/2024.

A avaliação realizada incidiu sobre as atividades científicas e tecnológicas desenvolvidas pelas Unidades de I&D entre 1 de janeiro de 2018 e 31 de dezembro de 2023 e sobre os objetivos, estratégia, plano de atividades e organização para o período 2025 a 2029.

As Unidades de I&D são avaliadas periodicamente, sendo atribuída uma classificação que determina o financiamento para o período plurianual seguinte. No presente processo de avaliação, das 336 Unidades de I&D que se candidataram, houve uma desistência e 22 não obtiveram financiamento aprovado. Do universo das UID avaliadas, 79 subiram de classificação, 46 desceram de classificação, 167 mantiveram a classificação e 43 são novas.

Os painéis de avaliação atribuíram uma classificação de Excelente ou Muito Bom a 75% das Unidades que se candidataram, e que acolhem 85.4% do total de membros integrados envolvidos nas candidaturas, num total de 21.832. Face ao exercício de avaliação anterior, o número de investigadores doutorados integrados que participaram nas candidaturas aumentou em 12%. Para efeitos de atribuição do financiamento base, a dimensão global das unidades financiadas aumentou 24% face ao concurso anterior, passando de 16067.4 para 20009.9 membros integrados, tendo em conta a ponderação da sua dedicação a atividades de investigação.

Das 313 Unidades de Investigação aprovadas para financiamento, 33 têm como entidade de gestão principal um Instituto Politécnico, 203 têm como entidade de gestão principal uma Universidade e as restantes 77 são geridas por Instituições de outra natureza, tais como fundações, associações ou outras instituições privadas sem fins lucrativos.

Das 98 Instituições de gestão principais das UID aprovadas para financiamento, 13 são Institutos Politécnicos ou unidades orgânicas a eles associadas, 46 são Universidades ou unidades orgânicas a elas associadas e as restantes 39 são instituições privadas sem fins lucrativos.

Participaram neste exercício de avaliação mais de 315 avaliadores internacionais distribuídos por 29 painéis de avaliação disciplinares, selecionados entre peritos internacionais de elevada competência e experiência científica, provenientes de instituições científicas e académicas de 35 países.

Devido à sua natureza multidisciplinar, 69 unidades de I&D solicitaram a avaliação de um membro de um painel de avaliação adicional e 51 unidades de I&D solicitaram a avaliação por dois elementos de painéis de avaliação distintos do seu painel principal. No processo colaboraram, ainda, cinco peritos externos de três países.

O processo de avaliação, complexo e com uma logística exigente, foi coordenado integralmente pela equipa do Departamento de Apoio às Instituições da FCT e envolveu mais de 1.300 entrevistas remotas e 29 semanas de visitas presenciais a todas as unidades em avaliação. Foi privilegiado o tempo de contacto de todos os membros dos painéis com os investigadores das UID em avaliação, procurando um reforço das decisões colegiais.

As Unidades com classificação de mérito Excelente ou Muito Bom têm financiamento aprovado de 609,8 milhões de euros para o período de 2025 a 2029. Destes, 110 milhões de euros são financiamento PRR, com prazo de execução até 30 de junho de 2026.

As 313 Unidades de I&D aprovadas para financiamento pela FCT distribuem-se por todas as áreas de conhecimento e em todo o território nacional.

Esta foi a primeira avaliação realizada nos termos do disposto no Regulamento nº 1251-A/2023, de 21 de novembro, que introduziu alterações ao Regulamento n.º 404/2022, de 27 de abril.

Para mais informações, consulte a página do concurso.

Barra de Financiamento PRR

Publicado em 15 Abril 2025



Source link