Ilustração com conceitos de pesquisa e inovação

A Rede Europeia EURAXESS desenvolveu um programa de estágios para investigadores refugiados e deslocados na Europa (EURAXESS Internship Program for Refugee and Displaced Researchers in Europe), e vai promover um webinar informativo no próximo dia 30 de abril, às 14h00 (hora de Lisboa).

Este webinar é direcionado aos potenciais empregadores interessados em aderir ao programa, nomeadamente pequenas e médias empresas, ONGs, associações, fundações, hospitais, museus, bibliotecas e outras organizações não académicas.

O programa de estágios está enquadrado no Projeto ERA Talent, financiado pela Comissão Europeia ao abrigo do Programa-Quadro Horizonte Europa, e garante o salário para a contratação de um investigador refugiado por um período de seis meses. Mais de 400 investigadores refugiados já se inscreverem para beneficiar deste programa.

Estão abertas as inscrições para o webinar e podem ser realizadas aqui. Pode também obter mais informações consultando a página do programa.

Esta sessão decorre no âmbito da participação da FCT no projeto ERA Talent Platform for Career Development of Researchers in Europe, do Euraxess, e destina-se a estudantes de doutoramento e doutorados.

A FCT participa no Projeto ERA Talent e, neste contexto, associa-se à divulgação desta iniciativa.

Publicado em 7 Abril 2025



Source link


As instituições portuguesas captaram mais de 13 milhões de euros no concurso de 2024 das Marie Skłodowska-Curie Actions Doctoral Networks (MSCA DN), o que corresponde a 2,23% do financiamento total em disputa. Apresentaram-se 1.417 consórcios de instituições a concurso, tendo sido selecionadas para financiamento 149 propostas. Dois dos consórcios vencedores são coordenados por instituições portuguesas: um pela Universidade de Lisboa e outro pela Universidade Aveiro. Globalmente, as instituições portuguesas integram 36 consórcios vencedores.

As MSCA DN são um instrumento do Horizonte Europa que se destina ao financiamento dos programas de doutoramento internacionais, exigindo consórcios com um mínimo de três instituições de três países diferentes. Tal como as restantes ações Marie Skłodowska-Curie, visam a formação e o desenvolvimento da carreira dos investigadores através de três dimensões da mobilidade nomeadamente, entre países, entre o sector académico e não académico e entre disciplinas.

A captação de financiamento das instituições portuguesas neste instrumento do Horizonte Europa tem vindo a aumentar de modo consistente: em 2021 foram captados 6,61 milhões de euros, em 2022 7,91 milhões, em 2023 12,09 milhões e em 2024 13,32 milhões de euros.

O próximo concurso MSCA DN deverá estar aberto entre 28 de maio e 25 de novembro de 2025. À semelhança do que tem vindo a fazer em anos anteriores, a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) irá realizar uma sessão de informação acerca deste concurso e, posteriormente, um workshop de escrita de propostas para candidatos. Ambas as iniciativas serão anunciadas através da lista de contactos da FCT para o Horizonte Europa e da pagina de notícias da FCT.

A comissão europeia também irá realizar uma sessão informativa online acerca deste concurso no dia 24 de junho de 2025.

A FCT é responsável pela promoção das Ações Marie Skłodowska-Curie em Portugal, realizando regularmente sessões informativas e workshops de escrita de propostas. É também responsável pela representação de Portugal no Comité de Configuração do Programa das Ações Marie Skłodowska-Curie, junto da União Europeia.

Publicado em 7 Abril 2025



Source link