Imagem alusiva ao programa-quadro OCRE 2024

O Acordo-Quadro Pan-Europeu de serviços cloud – OCRE 2024 – entrou em vigor no passado dia 3 de fevereiro por um período de cinco anos, permitindo que instituições públicas europeias de investigação e de educação (I&E) de 39 países possam usufruir de serviços cloud inovadores de uma forma fácil, compatível e económica. A Associação GÉANT, 39 NRENs (National Research and Education Networks) e mais de 30.000 instituições europeias públicas negociaram coletivamente este acordo-quadro com os mais importantes fornecedores de Serviços Cloud IaaS+.

Cumprindo a lei europeia de contratos públicos, o OCRE 2024 disponibiliza um portefólio de 416 serviços cloud em 17 plataformas para soluções de IaaS (Infrastructure-as-a-Service), PaaS (Platform-as-a-Service) e SaaS (Software-as-a-Service), com base em contratos entre a GÉANT e 40 fornecedores de serviços. Toda esta oferta está disponível no catálogo OCRE 2024 e pode ser consultada através da disponibilidade existente em cada país, das plataformas preferenciais ou dos fornecedores disponíveis.

No caso específico de Portugal, foram selecionados nove serviços cloud, disponibilizados por 14 fornecedores distintos. Estes recursos podem ser adquiridos por instituições que tenham manifestado interesse em participar, tendo sido introduzidas no acordo-quadro agora em vigor algumas melhorias solicitadas pela comunidade, relativamente a acordos-quadro anteriores.

A GÉANT, entidade responsável pelo agrupamento das redes nacionais de investigação e ensino da Europa, tem vindo a celebrar sucessivos acordos-quadro, à escala europeia, para serviços cloud comerciais. Em Portugal, a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), através da sua unidade de serviços digitais FCCN, é a representante nacional, tendo promovido os acordos-quadro junto das comunidades nacionais de ensino superior e investigação.

O acordo-quadro OCRE 2024 marca um passo em frente na transformação digital do setor europeu de I&E, melhorando a conformidade dos serviços e abrindo novas oportunidades de crescimento e inovação. Com o apoio do recém-lançado projeto GÉANT (GN5-2), as instituições podem agora continuar a contar com uma base sólida para os próximos anos.

Toda a informação sobre a aquisição de serviços cloud do OCRE 2024 e entidades aderentes ao OCRE 2024, está disponível no site da GÉANT Clouds e na página OCRE 2024, no site da FCCN.

Publicado em 28 Fevereiro 2025



Source link


Imagem com gradiente e texto sobre o Programa Doutor AP

O novo programa de financiamento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), “Doutor AP” – Concurso de Estímulo à Investigação para Doutoramentos na Administração Pública, registou na sua primeira edição um total de 467 candidaturas submetidas.

A forte adesão a esta linha de financiamento, que permite aos/às trabalhadores/as da Função Pública obter o grau de doutor através da realização de investigação alinhada com as estratégias de investigação e desenvolvimento das entidades onde trabalham, demonstra o crescente interesse na qualificação avançada no setor público.

Do total de candidaturas submetidas ao programa “Doutor AP”, destaca-se uma representação feminina significativa: 70% das candidaturas foram feitas por mulheres, comparando com 30% por homens. A média de idades dos/as candidatos/as é de 44 anos, sugerindo uma tendência de procura por profissionais que buscam aprofundar a sua formação no quadro de uma carreira consolidada.

Quanto às tipologias de subsídios, a grande maioria (97%) refere-se a planos de trabalho a serem realizados em Portugal, enquanto apenas 3% se desenvolverão parcialmente no estrangeiro.

A distribuição das candidaturas por áreas científicas revela um forte predomínio nas Ciências Sociais, com 38% das candidaturas, seguidas pelas Ciências Médicas e da Saúde (21%) e as Humanidades (17%). As áreas de Ciências da Engenharia e Tecnologias (9%), Ciências Naturais (7%), Ciências Agrárias (5%) e Ciências Exatas (3%) totalizaram 24% do total de candidaturas.

Atendendo ao papel essencial das entidades empregadoras no apoio a estas candidaturas, é relevante destacar a forte presença de instituições do poder local, como Câmaras Municipais e Juntas de Freguesia, Instituições de Ensino Superior e de Unidades de Saúde e Hospitalares. Verificam-se ainda candidaturas de trabalhadores/as provenientes de outras entidades, tais como Institutos Públicos, Agrupamentos de Escolas, Ministérios e Museus, entre outros, podendo indicar que este instrumento de financiamento está a ser reconhecido como uma ferramenta estratégica por diferentes tipos de instituições públicas.

O “Doutor AP” tem o objetivo de fortalecer a ligação entre ciência e políticas públicas, ampliando as oportunidades para que mais profissionais aprofundem os seus conhecimentos e desenvolvam soluções inovadoras dentro da Administração Pública. Este programa assume-se assim como mais um contributo para a modernização e qualificação do setor público, impulsionando uma gestão mais capacitada para enfrentar desafios emergentes.

O financiamento da FCT inclui um subsídio de tempo protegido, que garante uma redução mínima de 20% no horário de trabalho por pelo menos um ano durante o primeiro triénio de apoio, com base na percentagem correspondente de uma bolsa de doutoramento nacional. Prevê ainda um subsídio de formação que cobre custos de inscrição, matrícula e propinas no doutoramento até 2.750,00 € por ano académico, com o objetivo de apoiar a conciliação entre trabalho e formação académica.

As candidaturas encerraram no dia 24 de fevereiro de 2025, seguindo-se agora a fase de avaliação, a qual obedecerá aos mesmos padrões de exigência que se aplicam às bolsas de investigação para doutoramento concedidas anualmente pela FCT. Prevê-se a divulgação dos resultados provisórios do concurso no início de julho e a comunicação dos resultados definitivos no início de outubro de 2025.

Todas as informações sobre a edição de 2024 do concurso “Doutor AP” estão em permanente atualização na página do concurso.

Publicado em 28 Fevereiro 2025



Source link