Supercomputador Deucalion integra estratégias nacionais de desenvolvimento na área da Inteligência Artificial


Supercomputador

A Ministra da Juventude e Modernização, Margarida Balseiro Lopes, visitou a 7 de fevereiro as instalações do supercomputador português Deucalion, em Guimarães. A visita, que incluiu uma reunião com a equipa que opera aquela infraestrutura, foi parte integrante de um conjunto de contactos estabelecidos com a Universidade do Minho (UMinho), visando a consolidação de estratégias nacionais na área da Inteligência Artificial (IA).

O supercomputador Deucalion, inaugurado em setembro de 2023, é gerido pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) com o apoio da UMinho, e tem capacidade para executar 10 milhões de biliões de cálculos por segundo. É por isso um instrumento fundamental para a produção de ciência e inovação de excelência em Portugal em diversos domínios, contribuindo positivamente para o desenvolvimento de políticas públicas ligadas à modernização, inovação e empreendedorismo.

Atualmente, o Deucalion está também acessível aos investigadores que pretendam potenciar os seus projetos ao explorarem este recurso computacional inovador. As candidaturas aos acessos A2 e A3 do 5.º Concurso de Projetos de Computação Avançada, gerido pela FCT, através da sua unidade de serviços digitais FCCN, estão abertas até 11 de março de 2025.

 

Barra de Financiamento PRR

Publicado em 10 Fevereiro 2025



Source link

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *